quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Folclore de hoje

Portugal é um país cheio de tradições únicas e penso ser do nosso dever (e interesse) preservar o que temos de melhor. Apesar de não ser "minhota" é uma zona de Portugal que conheço bem e da qual gosto muito, assim sendo, vou falar um pouco do traje de noiva do Minho e de como utilizar alguns dos seus elementos como acessórios de moda ou até como artigos decorativos.
A noiva do Minho casa-se com um traje preto composto por casaquinha e saia ambas enfeitadas com inúmeros detalhes em missangas e um avental de veludo preto também cheio de bordados, na cabeça leva um véu ou um lenço branco e na mão segura um ramo de flores com um lenço dos namorados. As noivas levavam ainda o maior número de colares e adornos em ouro de modo a ostentarem a sua capacidade económica.

A algibeira

Gosto tanto da algibeira de Viana do Castelo que quando passeava numa feira não resisti e tive de comprar uma, então, arranjei uma maneira muito simples de a transformar numa carteira cosendo um tecido na parte de trás.
A algibeira da noiva é simplesmente maravilhosa, toda preta e cheia de detalhes em missangas, estive bastante indecisa mas acabei por comprar esta por ser mais alegre.

Lenços dos namorados


Quando uma rapariga atingia uma idade própria para se casar confeccionava estes lenços a partir de panos de linho ou lenços de algodão e dos seus conhecimentos de ponto cruz, então oferecia um ao seu amado e, se ele o usasse em público, significava o ínicio do namoro.
Estes lenços ficam lindos emuldurados e são um presente muito original.



Ouro


Como é possível não se gostar da filigrana nacional? Por exemplo este pendente numa fita preta dá um colar fantástico e não fica tão "pesado" como numa corrente de ouro. Também as arrecadas (brincos de filigrana) são uma das minhas paixões, gosto especialmente das muito grandes.





Para finalizar, se gostam de originalidade visitem o blog http://www.senhoracarica.blogspot.com/, tem carteiras fantásticas inspiradas no formato do pendente de coração que vêm na fotografia acima. Vou ver se "cravo" uma de prenda de Natal ao meu namorado!

0 comentários: