terça-feira, 10 de novembro de 2009

Philippa Gregory - A rainha dos romances históricos


Tenho alguma dificuldade em encontrar livros que me prendam a atenção mas, quando uma amiga me falou nesta autora e me emprestou um dos seus livros, fiquei de imediato viciada. Toda a gente já ouviu falar na série "Os Tudors" e na história de Henrique VIII de Inglaterra mas, nenhum livro me prendeu até hoje como "Catarina de Aragão, a princesa determinada" seguido do indescritível "Duas irmãs, um rei".
A autora (Philippa Gregory) conta a história das mulheres de Henrique VIII inspirando-se nos factos históricos e completando-os com a sua genial imaginação, além de descrever tão bem a época que nos faz viajar no tempo.
Recomendo que leiam, em primeiro lugar, o livro "Catarina de Aragão, a princesa determinada", uma vez que conta a história da primeira mulher de Henrique VIII.

Espero que gostem!!!

Os benefícios dos Frutos Secos













Os frutos secos têm uma quantidade extraordinária de vitaminas e minerais, a densa qualidade de nutrientes que possuem trazem muitos benefícios para a saúde. Desde que não exagerem nas quantidades, uma vez que os frutos secos ainda contêm 80% de gordura, são uma fonte altamente nutritiva, além de que sabem bem, não só quando comidas sozinhas mas também quando são utilizadas nos mais diversos pratos. Aqui vão duas ideias de receitas com frutos secos:



Lombo de porco com amêndoas

1 kg de lombo de porco
2 copos de leite
100 g de amêndoas descascadas e torradas
1 cebola pequena
1 colher de sopa de manteiga
1 copo de vinho branco
Sal
Pimenta

Recheia-se a carne com as amêndoas, tempera-se com o sal e a pimenta e amarra-se para que não perca a forma. Numa panela, deixa-se dourar de todos os lados na manteiga, acrescenta-se o vinho e deixa-se evaporar. Acrescenta-se a cebola picada e, um pouco depois, cobre-se com o leite e deixa-se cozinhar com a panela tapada (é importante virar a carne de vez em quando para que não queime no fundo). Quando a carne estiver macia retira-se do molho, corta-se em fatias  e cobre-se com o molho depois de peneirado.

Queques de chocolate e nozes

125g de farinha
150g de açúcar
150g de cacau em pó
70g de manteiga
1 colher de chá de fermento
3 ovos
meio copo de leite
nozes esmagadas q.b.

Junta-se o açúcar e a manteiga até se obter um creme, acrescenta-se a farinha e mexe-se. Juntam-se os ovos um a um misturando tudo muito bem. Acrescenta-se o cacau em pó e o leite e, finalmente, as nozes e o fermento em pó.
Utilize formas de silicone ou então forre as formas normais com papel vegetal e deite a massa, levar ao forno pré-aquecido a 160Cº entre 20 e 25 minutos.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A saga Crepúsculo: Lua Nova



Já perdi a conta às vezes que fui ver o trailer deste filme!!!

Nunca fui fã de filmes de terror e quando vi vampiros no trailer do filme "Crepúsculo" coloquei-o logo na lista de filmes a não ver, mas, no outro dia, vi que estava a dar no tele cine e resolvi "espreitar"... fiquei colada à televisão! Além de não ser um filme de terror, posso dizer que é dos meus filmes favoritos e estou maravilhada com a história.
Estou ansiosa por ver a continuação no filme "Lua Nova", a estreia é no dia 26 de Novembro.

domingo, 8 de novembro de 2009

Noivas Outono/Inverno 2010 - Marcar a diferença

Quando casar quero ser uma noiva um bocadinho diferente, gosto de encontrar vestidos que fujam um pouco do tradicional corpete cai-cai com saia de princesa. Aqui vão alguns vestido pelos quais me apaixonei esta estação:


Se o meu casamento for no Inverno quero que o meu vestido seja deste estilo, vintage mas com um toque actual. Este modelo é do estilista Elie Saab, o meu favorito de vestidos de noiva!!!

Este vestido da estilista Rosa Clara captou a minha atenção por ser realmente diferente, todo ele em lantejoulas e o detalhe no fundo da saia tornam-no uma verdadeira obra de arte!

Adoro este vestido do estilista canadiano Jason Malto, simplesmente elegante e sofisticado!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Folclore de hoje

Portugal é um país cheio de tradições únicas e penso ser do nosso dever (e interesse) preservar o que temos de melhor. Apesar de não ser "minhota" é uma zona de Portugal que conheço bem e da qual gosto muito, assim sendo, vou falar um pouco do traje de noiva do Minho e de como utilizar alguns dos seus elementos como acessórios de moda ou até como artigos decorativos.
A noiva do Minho casa-se com um traje preto composto por casaquinha e saia ambas enfeitadas com inúmeros detalhes em missangas e um avental de veludo preto também cheio de bordados, na cabeça leva um véu ou um lenço branco e na mão segura um ramo de flores com um lenço dos namorados. As noivas levavam ainda o maior número de colares e adornos em ouro de modo a ostentarem a sua capacidade económica.

A algibeira

Gosto tanto da algibeira de Viana do Castelo que quando passeava numa feira não resisti e tive de comprar uma, então, arranjei uma maneira muito simples de a transformar numa carteira cosendo um tecido na parte de trás.
A algibeira da noiva é simplesmente maravilhosa, toda preta e cheia de detalhes em missangas, estive bastante indecisa mas acabei por comprar esta por ser mais alegre.

Lenços dos namorados


Quando uma rapariga atingia uma idade própria para se casar confeccionava estes lenços a partir de panos de linho ou lenços de algodão e dos seus conhecimentos de ponto cruz, então oferecia um ao seu amado e, se ele o usasse em público, significava o ínicio do namoro.
Estes lenços ficam lindos emuldurados e são um presente muito original.



Ouro


Como é possível não se gostar da filigrana nacional? Por exemplo este pendente numa fita preta dá um colar fantástico e não fica tão "pesado" como numa corrente de ouro. Também as arrecadas (brincos de filigrana) são uma das minhas paixões, gosto especialmente das muito grandes.





Para finalizar, se gostam de originalidade visitem o blog http://www.senhoracarica.blogspot.com/, tem carteiras fantásticas inspiradas no formato do pendente de coração que vêm na fotografia acima. Vou ver se "cravo" uma de prenda de Natal ao meu namorado!